sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Conselheiros municipais participam de capacitação em Campo Alegre

Curso “Olho Vivo no Dinheiro Público” foi ministrado pela CGU

Durante toda uma semana, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), realizou no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, a capacitação de membros dos conselhos de políticas públicas do município. 

O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público capacitou os conselheiros municipais do: Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS FUNDEB), Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS).

O Programa, desenvolvido pela CGU, tem como objetivo incentivar o controle social e fazer com que os gestores atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos. Em Campo Alegre a capacitação foi ministrada pelos agentes da CGU Sérgio Studart e Cláudia Holanda.

Foram cinco dias de bastante orientação e aprendizado para os conselheiros municipais sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais. Na ocasião também foram realizadas algumas visitas práticas em órgãos do município que são fiscalizados pelos conselhos.

“É dever da Prefeitura informar à população, com clareza, como é gasto o dinheiro público, prestando contas à população e quando começar a discutir o orçamento, convocá-la para audiências públicas. Não são favores, é lei”, destacou Sérgio Studart.

A prefeita Pauline Pereira participou do encerramento onde aconteceu a entrega de certificados nesta sexta-feira (22) e destacou a importância de fazer uma gestão participativa, qualificando os conselhos municipais para serem parceiros do município para que as políticas públicas sejam efetivadas em prol da população campo-alegrense.






Um comentário: