quarta-feira, 24 de maio de 2017

Com pauta extensa, Câmara aprova várias indicações, projetos de leis e requerimentos



A Câmara Municipal de Campo Alegre realizou na manhã desta quarta-feira, 24 de Maio, a 14ª Sessão Ordinária do biênio 2017/2018 sob o comando da vereadora e presidente da Câmara Kellyn Guimarães (PSB).

Os vereadores estiveram reunidos dando continuidade aos trabalhos, e debateram várias questões de melhorias para a comunidade campo-alegrense.

Quem esteve presente a sessão foi a Coordenadora do CRAS de Campo Alegre, Isabela Larisse, a articuladora do Programa Criança Feliz no município, Danielle Tavares, a Secretária Municipal de Assistência Social,  Isys Roberta e  a secretária adjunta da pasta Helena. 

O objetivo foi para fazerem uma explanação sobre o Programa 'Criança Feliz', onde um dos pontos fortes do programa serão as visitas domiciliares semanais, com o objetivo de oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, identificando as oportunidades e os riscos para o desenvolvimento infantil para crianças de 0 a 6 anos.

INDICAÇÕES APROVADAS

Durante a realização da sessão o vereador Lakinho (PP) solicitou através de indicação, a construção e implantação da Casa da Cultura no Distrito de Chã da Imbira.

De acordo com o vereador, a criação da Casa da Cultura no referido Distrito, irá possibilitar a comunidade desenvolver atividades culturais e projetos, nos quais possibilitarão às crianças, jovens e adultos desenvolverem suas aptidões artísticas para um futuro mais próspero.

A vereadora Rejane da Silva (PSDB) solicitou através de indicação, a construção de uma Praça no Bairro Boa Esperança, conhecido como ‘’Pilãozinho, no Distrito de Luziápolis.

Em sua justificativa, a vereadora ressaltou que o atendimento deste pleito, possibilitará que a população desfrute de melhores condições de lazer. “Sabemos que no referido bairro não tem nenhuma área destinada ao lazer, daí a necessidade da execução do referido pleito’’, complementou a vereadora Rejane.

Já a vereadora Jeane Nascimento (PSDB) solicitou a implantação de um Bicicletário para a Quadra Poliesportiva Daniel José da Silva, no Distrito de Luziápolis.

A vereadora disse que o objetivo principal desta indicação é permitir um espaço exclusivo para o público que vão assistir aos jogos, como também aos que praticam as modalidades esportivas na referida quadra, assim não tendo onde deixarem suas bicicletas.

Visto que durante todo dia se tem um agendamento para o uso da quadra nos turnos: matutino, vespertino e noturno, aonde com o bicicletário dará mais segurança a todos.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Kellyn Guimarães (PSB), apresentou indicação solicitando que seja criada uma Ciclovia na Avenida Governador Divaldo Suruagy, situada na sede do Município de Campo Alegre.

A vereadora destacou que vivemos um tempo em que a população vem buscando com direito, alternativas para melhor aproveitar os seus dias de folga. Além disso, muitos jovens e adultos buscam com a prática do ciclismo, uma forma de lazer, melhoramento de sua saúde e qualidade de vida.

“Nossa cidade vem crescendo em ritmo acelerado e por isso se faz necessário que seja implantada uma ciclovia na avenida acima citada, para possibilitar as famílias e aos ciclistas de nossa cidade, uma opção de lazer e a prática de esportes, com mais conforto e segurança”, disse a presidente da Câmara, vereadora Kellyn Guimarães.

O saneamento e pavimentação da Rua Maria do Socorro Vieira, localizada no Loteamento São Jorge, foi solicitada pelo vereador Toinho (PMDB) na sessão desta quarta-feira (24).

Ele ressaltou que a rua acima citada necessita por demais da execução desta obra. Por isto o Vereador, bem como os moradores que ali residem, solicitam da Senhora Prefeita a inclusão desta localidade no Plano de Metas para execução de obras de saneamento e pavimentação, visando dar uma maior valorização aos seus bens imóveis e uma condição de vida melhor para todos.

O vereador Arquelino Cezar (PRB), teve aprovada indicação onde solicita a Rede Elétrica, o Saneamento e Pavimentação da Rua João Simeão.

Ele afirmou que a rua acima citada necessita por demais da execução desta obra. Por isto o Vereador e os moradores que ali residem solicitam da Senhora Prefeita a inclusão desta localidade no Plano de Metas para execução de obras de Iluminação Saneamento e Pavimentação, visando dar uma maior valorização aos seus bens imóveis e uma condição de vida melhor para todos.

A Implantação de Laboratórios de Ciências nas Escolas do município, foi solicitado pela vereadora Valdilene Simplício (DEM).

Em sua justificativa, ela enfatizou a dinâmica no aprendizado dos alunos e colocando em prática toda a teoria utilizada em sala de aula.

De acordo com a vereadora, este processo acaba por facilitar o aprendizado e aperfeiçoa a assimilação de informações.

“É um método que melhora consideravelmente a qualidade do ensino e a experiência do aluno, tornando-a mais completa e interessante”, pontuou a parlamentar.

O vereador Jura (PSDB), teve aprovada uma indicação onde o mesmo solicita que determine aos Diretores das Unidades Educacionais do município que seja enviadas mensalmente ao Conselho Tutelar, Juiz da Comarca e Ministério Públicco, a relação dos alunos que apresentam quantidade de faltas acima de 50% (cinquenta por cento) do percentual permitido por lei.

Para o vereador, o atendimento deste pleito irá possibilitar que os conselhos tutelares possam agir em tempo hábil, para que estes alunos não venham fazer parte das estatísticas da evasão escolar.

‘’É necessário que se diga que até o presente, essa comunicação aos conselhos tutelares sempre vem acontecendo próximo ao final do ano, sendo assim, não dá mais tempo a se fazer quase nada’’, disse o vereador.

De acordo com o parlamentar, estas providências contribuirão para a diminuição da evasão escolar e repetência em nosso sistema de ensino.

Jura (PSDB) também solicitou para que seja implantado sistema de irrigação em todas as hortas escolares, igual ao da Escola Virgem dos Pobres, como também que o plantio de verduras, hotaliças e legumes sejam feitos através de mudas.

O vereador relatou que no dia 18 de maio do corrente ano, ele visitou a horta da Escola Vigem dos Pobres na companhia da professora Cássia e do Engenheiro Ambiental Eudes, responsáveis pela educação ambiental em nosso município, chegando lá constatou as modificações que foram implementadas, tanto com um sistema de irrigação mais eficiente, quanto o plantio que fora feito com mudas ao invés de semente, que com isso se economiza água e ainda aumenta a produção que é feita em um período bem mais curto.

REQUERIMENTOS

O vereador Van do Careca (PSDB) apresentou requerimento solicitando o atendimento da indicação que pede providências no sentido de conseguir junto as instituições bancárias, a instalação de uma agência no Distrito de Luziápolis.

Já a vereadora Jeane Nascimento (PSDB) apresentou requerimento solicitando o atendimento da indicação que pede o saneamento e pavimentação da Rua São Sebastião no Distrito de Luziápolis.

O vereador Alan do Lucinho (PHS), apresentou requerimento a qual solicita a interdição de uma das vias da Avenida Governador Divaldo Suruagy aos domingos e feriados para a prática de atividades de lazer.

PROJETOS DE LEI APROVADOS EM 1ª VOTAÇÃO

Projeto de Lei do Executivo Municipal n°.006/2017, que dispõe sobre a autorização para abertura de crédito adicional especial para o Programa Criança Feliz no orçamento do corrente exercício e dá outras providências.

E o Projeto de Lei de autoria da vereadora Jeane Nascimento (PSDB), onde fica declarada de Utilidade Pública Municipal a ABESC (Associação Para o Bem Estar Social e Cultural), inscrita no CNPJ sob o n° 10.643.407/0001-90 Localizada na Rua Santa Quitéria nº. 273 no Distrito de Luziápolis na Cidade de Campo Alegre – Al.

PROJETO DE LEI EM APRECIAÇÃO

Se encontra em apreciação o Projeto de Lei de autoria do vereador Alan do Lucinho (PHS) que dispõe sobre a obrigatoriedade do serviço público municipal à conceder um dia de licença por ano, para a realização de exames preventivos de câncer ginecológico, câncer de mama e câncer de próstata para os funcionários com 40 anos ou mais e dá outras providências.

A próxima sessão da Câmara Municipal de Campo Alegre ocorre no dia 31 de maio, às 09h:15min no Plenário Sebastião de Oliveira Gomes. 











Um comentário:

  1. Olá me chamo Flávio,moro em Brasília, mas meus pais moram em luziapolis e queria opinar sobre os projetos aprovados para cidade de luziapolis, em primeiro lugar são todos bons,a população precisa muito desses projetos, mas queria que algum vereador implantace um projeto de uma academia pública em vários pontos da cidade de luziapolis, a onde todos pudesse fazer seus exercícios tranquilos ao ar livre, luziapolis tem muitas pessoas diabéticas e sedentárias,precisando de um exercício e não tem dinheiro para pagar uma academia particular e com essa academia público, vai levantar o alto estma de várias pessoas, não me levem a mal, foi só minha opinião, saúde também conta.

    ResponderExcluir