terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cadê o povo? População não frequenta a Câmara Municipal nos dias de sessões


Ao longo dos últimos 03 (três) anos que venho trabalhando como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre, venho notando que as sessões não atrai mais presença de público. Na sessão desta última quarta feira 14 de outubro, por exemplo, o público não ultrapassava de cinco pessoas na galeria do plenário Vereador Sebastião de Oliveira Gomes, número que a cada dia esta reduzindo.

Qual seria o motivo que vem desmotivando as pessoas a não frequentar as sessões plenárias da Câmara? Seria falta de costume, será por conta da atual situação política que vive o país, tendo os casos de corrupções vistos em todo o Brasil como o principal fato desmotivador? O que está acontecendo, a grande verdade, é que a cada dia a casa vai ficando mais vazia e para saber as opiniões a respeito fomos às ruas da cidade.

Conversamos com algumas pessoas que disseram: O motivo das pessoas não frequentar as sessões da Câmara é pelo fato de não acreditar mais na política por conta da atual situação que vive o Brasil. Já outras disseram que a transmissão pela rádio local e pela internet ajudou tirar o público da casa. Outras afirmaram que a transmissão não tem nada a ver. Outras pessoas admitiram que não se interessam por política. São algumas opiniões de pessoas que foram ouvidas pela reportagem do Blog do Rômulo Melo.

Um ponto também que nos chama a atenção, é que a maioria da população só comparece a sessão quando algo mexe no sentido financeiro, ou seja, quando algum Projeto de Lei dá entrada na casa onde o mesmo trata sobre o aumento ou a redução do salário para alguma classe, aí sim, vemos o plenário lotado, com pessoas até do lado de fora do prédio da Câmara Municipal. 

É importante destacarmos a importância da população participar das reuniões do legislativo e acompanhar de perto o trabalho de cada vereador, dos nossos representantes. É uma forma de saber o que está acontecendo no nosso município, os projetos de lei e indicações que estão sendo apresentados e aprovados, os debates e tudo aquilo que for apresentado como melhoria para nossa cidade.

Também temos que ver o lado eficiente e comprometido da administração da prefeita Pauline Pereira, com os trabalhos sendo bem executados, construções de várias Unidades Básicas de Saúde, Creches, Escolas... Será que isso faz com que a população não sinta tanta a necessidade de ir ao plenário cobrar melhorias? Visto o bom andamento da gestão que sempre está a  serviço do município, resolvendo os problemas, uma gestão que não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. Será que isso faz com que o cidadão não tenha tanto a necessidade de ir ao plenário e cobrar dos parlamentares alguma ação?

De certeza temos uma única resposta: A população poderia participar mais ativamente da exposição dos assuntos referentes ao município. Os cidadãos campo-alegrenses poderiam ir mais a Câmara e estar mais próximos da discussão de todos os assuntos de interesse local.  O que não vale é ver um cenário frio e plateia ausente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário