Corte de galhos de árvores em praça deixa moradores
indignados em Campo Alegre
Moradores da Avenida
João Fernandes Vieira, conhecida como "Rua Nova", no município de
Campo Alegre, não esconderam a revolta com a atitude de algum cidadão que
esteja realizando o corte de galhos de árvores.
Moradores fizeram registros
da poda irregular de algumas árvores e denunciaram a situação a reportagem do Blog
do Rômulo Melo. Ao que tudo indica são galhos de árvores sadios e que não
aparentavam terem problemas técnicos que justificariam sua retirada. De acordo
com a vizinhança, há quem esteja fazendo isso por conta própria.
O grupo de moradores
disseram (como mostra a foto), que os galhos foram deixados no meio da
rua e em frente de outras casas. Os moradores não souberam informar o
motivo que levaria uma pessoa a cortar os galhos das árvores.
A praça, é um tradicional
ponto de encontro e lazer e as árvores além de funcionar como elemento
paisagístico, embelezando a cidade, também são fatores determinantes para o
equilíbrio da temperatura.
Apesar da indignação dos
moradores da região, o (a) autor (a) do corte ainda não foi identificado (a).
Vale ressaltar que cortar,
derrubar, podar ou sacrificar árvore em local público sem autorização de órgãos
ambientais competentes pode ser considerado crime.
A nossa reportagem entrou em
contato com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Leonardo
Monteiro e o mesmo informou que é necessário que procurem e solicitem da
secretaria responsável a realização do serviço de poda de árvores, uma vez que, a
mesma irá realizar uma vistoria que avaliará as condições biológicas
da árvore e se é necessário ou não a poda destas árvores.
Ainda de acordo com ele,
apenas o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) tem competência de multar,
a secretaria municipal cabe apenas advertir o indivíduo. Ele finalizou
afirmando que irá averiguar a situação.
“Acho que temos que pensar
mais no ambiente. Como as pessoas têm coragem de cortar os galhos das árvores de forma criminosa?
É revoltante e prejudicial, pela questão da sombra também. Sãos árvores
que todo mundo passa e admira, e agora o que se pode ver são galhos jogados no
chão”, disse uma moradora da localidade, que não quis revelar seu nome.
Uma coisa é certa: Os galhos das árvores não podem ser arrancados sem que
realmente estejam ruins e na eminência de causar danos.








Nenhum comentário:
Postar um comentário