quarta-feira, 28 de março de 2018

Garantia de qualidade do abate de animais no Matadouro Municipal de Campo Alegre é tema durante sessão da Câmara de Vereadores

Sessão contou com a presença de marchantes - Projetos, Indicações e Requerimentos foram aprovados pelos edis


Reconhecimento dos avanços nas melhorias de funcionamento do Matadouro Municipal - Foi com esse tom de discurso que a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre realizou mais uma sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, 28. 

Com a presença do Procurador do município, Danilo Alves, secretários municipais, do veterinário Ítalo Vieira que é o responsável técnico pelo Matadouro e marchantes, a sessão durou aproximadamente duas horas onde boa parte do tempo foi enfatizando e explanando sobre o Matadouro Municipal que encontra-se em absoluta normalidade e dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos de controle. 

Ítalo Vieira, veterinário e profissional responsável pelo controle de qualidade das carnes a serem comercializadas no município, usou a tribuna do parlamento para falar de todo o processo, desde a chegada dos animais que ficam em processo de dieta hídrica no curral, além de todas as fases do abate, até o embarque em um caminhão refrigerado onde a carne é transportada para a comercialização.

Renilson Novaes, representando os marchantes do município lembrou os tempos difíceis para a classe, "nós passamos mais de quatro anos viajando para a cidade de Arapiraca para abater o gado, desde que a gestão municipal trabalhou para que o novo Matadouro abrisse às portas, houve mudanças significativas. O controle e a qualidade dos animais abatidos em nosso município, tem sido uma constante para garantir carnes de qualidade e segurança que são comercializadas, tanto nas feiras livres da cidade e do Distrito Luziápolis, como nos estabelecimentos como frigoríficos, açougues e supermercados'', informou Renilson.

O Procurador do município, Danilo Alves, comentou sobre a propagação de notícias inverídicas que envolveu o Matadouro do município de Campo Alegre nos últimos dias. ''O Matadouro Público está de portas abertas para a população poder visitar e poder acompanhar o processo que são praticados pelos profissionais que ali desempenham seus trabalhos'', ressaltou o procurador mostrando que a gestão trabalha com transparência perante seus munícipes. Ele finalizou afirmando que como representante jurídico do município, atesta o bom funcionamento adequado do Matadouro de acordo com as normas de regência e desafia qualquer pessoa que queira a apontar de forma fundamentada com base na legislação qualquer tipo de irregularidade da unidade. 

Indicações 

Com o intuito de trabalhar para a melhoria e preservação do meio ambiente no município de Campo Alegre, os vereadores: Alan do Lucinho (PHS), G. Correia (PP), Jeane Nascimento (PSDB), Jura (PSDB) e Kellyn Guimarães (PSB) tiveram aprovada a indicação solicitando da prefeita do município e ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no sentido de, transformar a área do antigo Lixão em um Parque Florestal.

A presente proposta de indicação visa tão somente recuperar a área que era utilizada para descarte do lixo recolhido em todo município, transformando-a em um parque florestal. Esse parque beneficiará a toda população que poderá usufruir desta área nas práticas de atividades físicas, passeios ecológicos, bem como irá melhorar região de mata ciliar do açude mandante. A área, que ao longo dos anos foi depósito de lixo, causando um grande desconforto aos moradores circunvizinhos, hoje não mais utilizada para esta finalidade, proporcionará benefícios ambientais, sociais, econômicos igualmente na saúde e educação dos munícipes.


Por sua vez, o vereador Toinho (PMDB), também teve aprovada por unanimidade a indicação onde solicita a ampliação do Instituto de Identificação ou a implantação do SINE em nosso município. Em sua justificativa o vereador enfatizou que se faz necessário devido o grande número de reclamações por parte dos usuários desse serviço, uma vez que, o espaço atual do referido órgão, não tem condições de comportar a quantidade de pessoas que ficam aguardando para serem atendidas.

Requerimento 

Os vereadores também aprovaram o requerimento do vereador James Valério, ''Miolo'', (PRB), que solicita uma licença para tratamento de saúde, pelo período de 150 (cento e cinquenta) dias, a partir de 28 de março de 2018, conforme atestado médico apresentado.

Projetos 

O vereador G. Correia (PP), teve aprovado o projeto de lei, onde denomina a Academia de Saúde localizada no Povoado Chã da Imbira. A Academia passará a ser chamada de Academia de Saúde Manoel dos Santos. 

A Câmara Municipal ainda aprovou sete projetos de autoria do Poder Executivo Municipal 

• O Projeto de Lei nº. 05/2018 que denomina a Unidade Básica de Saúde Localizada na Rua Senador Máximo, ficando a ser chamada de Unidade Básica de Saúde Valtemir Souza da Silva.

• E o Projeto de Lei nº. 06/2018 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA. 


• Projeto de Lei 003/2018 que institui o Programa de Educação Fiscal - PMEF.

• Projeto de Lei  004/2018 que institui o Plano Municipal de Educação Empreendedora - PMEE.

• Projeto de Lei nº. 008/2018 - Que dispõe sobre a criação e organização de entidades representativas dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Campo Alegre.

• Projeto de Lei nº. 009/2018 - Que cria o Fundo Municipal de Educação do município de Campo Alegre - FME. 

• Projeto de Lei nº 010/2018 - Que  reajusta a remuneração da função de Conselheiro Tutelar no âmbito do município de Campo Alegre/Al.













Nenhum comentário:

Postar um comentário