domingo, 26 de novembro de 2017

Alunos da Escola Municipal João Fernandes visitam o Parque Memorial Quilombo dos Palmares


Os alunos da Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho do Povoado Chã da Imbira visitaram nesta sexta-feira, 25, o Patrimônio Sagrado – Memorial Zumbi dos Palmares que está localizado na Serra da Barriga em União dos Palmares-AL.

A excussão teve como objetivo entender o significado deste patrimônio histórico-cultural, onde sediou o maior reduto de resistência contra as amarras perversas do sistema escravocrata, que trucidava os negros e negros na moenda da exploração mais desumana que existiu nas Américas; Conhecer o manancial que equaciona saber e história, que ecoa ainda nos dias de hoje, o grito do Ícone negro Zumbi, por equidade, justiça e igualdades para os afro-alagoanos, bem como dos afrodescendentes.

A escola é um dos principais espaços para refletir, ensinar e aprender sobre os diferentes povos que formam a variedade de culturas deste País. Cumpre a escola a observância dos princípios do pluralismo e da diversidade nas mais diversas esferas do convívio humano.

Nós possuímos o que nenhum outro lugar tem, uma Serra guardiã de um sonho sagrado de liberdade e bravura de um povo. Foi na Serra da Barriga que se travou a maior luta pela igualdade e liberdade do mundo. É importante frisar que no último dia 11 de novembro a região da Serra da Barriga recebeu o título de patrimônio cultural do Mercosul.

A Escola João Fernandes vem cumprindo mais uma ação do Projeto Interdisciplinar - A Valorização da Cultura Afro-Brasileira e História da África na Escola; em determinação da Lei Federal 11.645/08 e da Lei Estadual 6.814/07.



Nenhum comentário:

Postar um comentário