terça-feira, 29 de agosto de 2017

Município de Campo Alegre será contemplado com ambulância para o SAMU


O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, irão entregar, nesta quarta-feira (30), às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes, Centro de Arapiraca, 20 novas ambulâncias, além de um helicóptero para a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Estado investiu R$ 3,8 milhões com recursos próprios nos veículos, que possuem equipamentos de última geração, inclusive rastreador via satélite.

Das 20 ambulâncias, uma será entregue ao município de Campo Alegre. A Unidade de Suporte Básico (USBs) que além de ser tripulada por um condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem, as USBs contam com aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suporte de soro, estetoscópio, tensiômetros adulto e infantil e colar cervical.  Elas dispõem, ainda, de Desfibrilador Automático Externo (DEA), equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em curto período de tempo. Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

Cada ambulância tem o valor estimado de R$ 194 mil e a previsão é que, ainda este ano, sejam entregues mais 20 para os municípios alagoanos. “Nossa parceria com os municípios tem quebrado muito paradigmas e estamos conseguindo avançar na gestão da saúde. Com as novas medidas, está sendo possível investir mais recursos na saúde e informatizar o serviço. Transparência e informatização devem caminhar lado a lado, porque nos permite, de forma clara e objetiva, fazer a gestão de uma saúde de qualidade e resolutiva”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Samu – O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para receberem atendimentos clínico, cirúrgico, obstétrico, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário