quinta-feira, 30 de junho de 2016

Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Alegre debateu crise no setor sucroenergético

Audiência contou com a participação de fornecedores de cana do município, vereadores, secretários municipais e Diretores das Usinas Porto Rico e Sinimbu


Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a crise financeira que afeta o setor sucroenergético em Alagoas, a Câmara de Vereadores de Campo Alegre promoveu na manhã desta quinta-feira, 30, uma audiência pública.

O encontro contou com a presença de fornecedores de cana do município, vereadores, secretários municipais, do Diretor Executivo da Industrial Porto Rico, Carlos José Monteiro, do Diretor Geral da Usina Cansanção de Sinimbú, Fábio Brito, do Secretário do Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, do advogado do Grupo Olival Tenório, senhor Átila Machado e do Presidente do Sindicato Rural  Edvânio Martins, que juntos discutiram as dificuldades que atravessam o setor sucroenergético.

Em seu pronunciamento o Diretor Executivo da Industrial Porto Rico, senhor Carlos Monteiro, inicialmente fez uma explanação sobre como iniciou o setor sucroenergético em nosso país. Em seguida, fez uma apresentação do índice pluviométrico que é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva) na localidade durante os últimos 05 anos, fator predominante para o desenvolvimento da cana. Também mostrou a produção de cana-de-açúcar da Usina Porto Rico no período correspondente as últimas 05 safras. 

De acordo com Carlos Monteiro não são apenas as usinas, fornecedores e trabalhadores que são afetados pela crise. A sociedade como um todo também sente o reflexo deste cenário.

Por sua vez o Diretor Geral da Usina Cansanção de Sinimbú, Fábio Brito, disse que a audiência era um momento bastante enriquecedor que iria servir para debater além das dificuldades que atravessam o setor em Alagoas, alternativas viáveis para se combater a crise.

O advogado do Grupo Olival Tenório, senhor Átila Machado, parabenizou a iniciativa do Legislativo Municipal em promover o debate e disse que o setor todo está sofrendo não só em Alagoas, mas em todo o Brasil.

Durante a audiência foi discutido também sobre a expectativa dos fornecedores de cana alagoanos quanto a liberação do empréstimo internacional captado pelas usinas junto ao banco de crédito suíço.

A operação de crédito foi viabilizada também para os demais estados nordestinos produtores de cana. O recurso, além de ser aplicado na recuperação dos canaviais e de maquinários, também servirá para quitar débitos com os fornecedores de cana e de insumos, renovando as esperanças e dando um novo fôlego ao setor sucroenergético alagoano e nordestino.

O Secretário Municipal de Agricultura Leonardo Monteiro, enfatizou a parceria que há entre o município e a Usina Porto Rico. Ainda falou da realização da audiência pública que contribuiu de forma significativa na busca de saídas para o enfrentamento da crise. O secretário afirmou que torce para a resolução do problema o quanto antes, afinal, quando a indústria perde, perdem também os fornecedores e, consequentemente, os trabalhadores. 
O Secretário do Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, destacou que a realização da audiência é oportuna e sensata para juntos debater e encontrar saídas para a crise.  Na oportunidade disse que a situação não é fácil e só quem faz parte deste segmento sabe que o setor vive uma situação delicada.

Álvaro Vasconcelos lembrou do trabalho do Governo do Estado em incentivar a diversificação da produção agrícola. Usou como exemplo o período de safra da soja em Alagoas, que também é um fator determinante para o sucesso dos empresários que optarem por essa cultura a partir da crise do setor sucroenergético.

“Juntos iremos tentar encontrar soluções para a crise que atravessa o setor’’, afirmou Vasconcelos, parabenizando a iniciativa da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal em pleitear a realização da audiência e enaltecendo a preocupação de todos pela causa.

Os vereadores também aproveitaram a ocasião para fazer alguns questionamentos e também enfatizaram a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos, a situação atual em que vive as usinas.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário