terça-feira, 1 de dezembro de 2015

UBS Luiz Vieira Timóteo realiza ações no Dia Mundial de Combate à Aids



A fim de chamar a atenção da população para o combate do vírus HIV, transmissor da Aids, nesta terça-feira (01), a equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira Timóteo realizou diversas atividades que incluíram: palestras, realização do teste rápido de detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, além da distribuição de panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

As palestras foram ministradas pela doutora Fátima Munhoz e a Enfermeira Louise Caroline. 

As ações foram realizadas tanto na UBS Luiz Vieira Timóteo quanto na Praça Central, fazendo parte do Dia Mundial de Luta Contra à Aids, comemorado oficialmente neste dia 1° de dezembro.


Sobre a doença

A sigla AIDS vem do inglês "Acquired Immunodefiecience Syndrome'', que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células branca do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A AIDS pode ser transmitida por meio do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.


O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.




















2 comentários:

  1. MUITO IMPORTANTE OS TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO QUE VEM SENDO REALIZADO PELA EQUIPE DESTA UNIDADE BÁSICA DE SAUDE. (Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro vermelho). APROVEITO O ENSEJO PARA PARABENIZAR A TODOS ENVOLVIDOS PELAS INICIATIVAS,ORGANIZAÇÃO E EMPENHO PARA FAZER ACONTECER CADA EVENTO.AGRADEÇO O CONVITE PARA PARTICIPAR. ESTOU APRENDENDO MUITO NESTES PRECIOSOS MOMENTOS JUNTO A COMUNIDADE . Obrigada Drª Fatima Munhoz!.

    ResponderExcluir
  2. Quero também deixar registrado meu reconhecimento as belas palestras proferida pela enfermeira campo alegrense Louise Caroline e através dela deixo meu abraço a todos que compõe esta Unidade Básica de Saude.
    Que em 2016 vocês tenham o mesmo entusiasmo!
    Campo Alegre agradece!!

    ResponderExcluir