quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

UNCME/AL realiza I Encontro de Conselheiros Municipais de Educação do pólo II, com sede em Campo Alegre


A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação em nível nacional, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes órgãos colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social. 

Com o objetivo de tratar sobre a importância e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e do Sistema Municipal de ensino, a UNCME/AL formaliza a Rede de Apoio ao Monitoramento dos Planos Municipais de Educação, para que os CMEs atuem de forma mais qualificada nesse monitoramento.

É da natureza dos Conselhos de Educação: o compromisso com a gestão democrática, com a participação social, forma legítima de dar voz aos atores, sujeitos de direitos e consequentemente, da história; também é de natureza dos Conselhos de Educação, o zelo pelo direito à educação como direito de todos/as e dever do Estado. É ainda, o absoluto zelo pela inclusão social, o que somente será possível com a garantia do direito à educação pública, laica e de qualidade social para todos os cidadãos e cidadãs.

Nesse sentido, foi realizado no município de Campo Alegre, sede do Pólo II da UNCME/AL, na última quinta-feira (16),  o I encontro dos Conselheiros Municipais, no CESCA, momento muito rico de aprendizado e que estiveram presente representantes dos municípios de: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Olho D'água Grande, Piaçabuçu, Penedo, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, Major Isidoro, Belém e Viçosa, 05 secretários/as municipais de educação, 38 conselheiros municipais de educação, 28 técnicos/as das secretarias de educação, vereadores, gestores escolares, o prefeito em exercício James Matias e a Coordenação Estadual da UNCME, professora Marly Vidinha e professora Graciene Alencar.

O encontro foi pautado da seguinte forma: Apresentação da UNCME – o que, estrutura, seu papel e compromisso; papel do CME e sua organização, o que é e como se constitui o Sistema Municipal de Ensino e o papel do CME no monitoramento do PME e ainda o relato pelo coordenador do Polo II e presidente do CME de Campo Alegre, a experiência do CMECA/AL no Monitoramento do Plano Municipal de Educação. Foi ainda apresentado a ficha de diagnóstico da UNCME – objetivando atender as demandas apresentada pelos municípios alagoanos.

As responsabilidades e funções dos Conselhos de Educação devem estar implicadas na defesa dos interesses coletivos pelo direito à educação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário